A importância da arquitetura de software


Por Adriano de Pinho Tavares em 11/07/2014 15:31 | Comentários: 0

Deveria ser óbvio colocar a arquitetura no centro de um projeto de desenvolvimento de software. Não só do ponto de vista tecnológico, mas também do ponto de vista do planejamento gerencial.

Esta ilustração mostra que as partes interessadas fornecem metas de negócios que são destiladas em condutores arquiteturais, que conduzem toda a estrutura da arquitetura.

A arquitetura é iterativamente refinada e pode, por sua vez, refinar os condutores arquiteturais, bem como as metas de negócios.

O DAS (documento de arquitetura de software) se torna o principal artefato mantido ao longo de todo o projeto.

Depois que uma arquitetura de linha de base, chamada também de candidata, é estabelecida, ela serve de base para as provas de conceito (experimentos), planos de projetos, planos de teste, desenho detalhado e alocação das pessoas.

A arquitetura também é usada para criar um roadmap dos releases do produto e servir de base para acompanhamento e supervisão do projeto.

 

Professor Instituto Pangea

Adriano de Pinho Tavares

O professor Adriano ministra disciplinas voltadas para arquitetura e engenharia de software em cursos de pós graduação no IGTI, UNA e PUCMINAS. A sua formação passa pela graduação em Ciência da Computação pela PUC-MG em 1996 e especialização em Informática com ênfase em Engenharia de Software pela UFMG em 2001. Após esse período ele veio se especializando e obtendo certificações em suas áreas de interesse como Certified Scrum Master, Disciplined Agile Black Belt / Certified Instructor e Sun Certified Enterprise Architect J2EE. Adriano (...)

Outros artigos de Adriano de Pinho Tavares

Comentários

Para comentar este artigo basta fazer login ou cadastrar-se gratuitamente!