Recursos sobre Groovy e Grails para quem quer aprender mais!


Por Henrique Lobo Weissmann em 11/11/2014 22:05 | Comentários: 0

Muito obrigado a todos vocês que compareceram ao webinar "Um Java EE diferente com Groovy e Grails" ministrado por mim aqui no Instituto Pangea no dia 11/11/2014! É sempre um prazer falar sobre estas tecnologias e, como é normal, muitos (espero que todos!) sempre saem com aquela vontade de saber mais a respeito do que foi apresentado. Este post é para isto. :)

Código fonte da apresentação

Como puderam acompanhar, o código fonte gerado durante o webinar pôde ser consultado por todos os participantes em tempo real conforme ia sendo escrito através do compartilhamento feito pelo DropBox. Para facilitar ainda mais a vida de todos, agora é possível acessar este conteúdo pelo GitHub. Basta acessar o repositório clicando neste link.

Comunidades

A comunidade Groovy e Grails no Brasil é grande e é uma excelente fonte de ajuda para quem está começando (ou mesmo quem já domina as tecnologias). A mais conhecida é o Grails Brasil, fundada por mim em 2008 e que atualmente abriga mais de 2000 membros (em número de usuários somos a maior do mundo, sabia?). No site você encontrará nosso fórum, notícias, diversos casos de sucesso e uma série de outros recursos que já se encontram em desenvolvimento. É uma excelente fonte de contatos também. Fiz e faço bons amigos por lá.

Caso queira se encontrar ao vivo com outras pessoas que também trabalham com Groovy e Grails, uma alternativa muito interessante é o Meetup Groovy Brasil, criado pelo Felipe Mamud e eu. Ainda estamos começando, mas acredito que em muito breve teremos encontros presenciais, o que é sempre muito bom.

Guias para iniciantes

Um livro que costumo recomendar sempre é o "Getting Started with Grails", publicado pela InfoQ. O custo? Zero: basta que você se cadastre no site. A versão do Grails tratada é mais antiga (1.3), mas os princípios se mantém. Se você aprender por ele, dominar a última versão não será uma tarefa difícil.

Meu blog, /dev/Kico, é outra fonte interessante. Sempre publico posts sobre o assunto contando minhas experiências e descobertas sobre estes assuntos. E o mais bacana é que todo o conteúdo está em português. Há inclusive uma seção chamada "Grails: um guia rápido e indireto" que contém meus principais textos a respeito.

Há também meu canal no YouTube no qual falo bastante sobre o assunto. Você pode acessá-lo neste link. O conteúdo vai desde o básico do Groovy, passando pelo Grails, Spring, análise de ferramentas e diversas outras experiências que conduzo e acredito se enquadrarem melhor no formato vídeo.

Não posso esquecer de mencinoar a documentação oficial do Grails. É um caso raro no qual o iniciante pode ler do início ao fim de uma forma bastante prazeirosa pois é muito bem escrita. Memorize este endereço pois você o usará bastante: http://grails.org/doc/latest :)

E claro: aprender Groovy te dará uma vantagem gigantesca na aplicação do Grails. Sendo assim é sempre bom passear pela documentação oficial da linguagem (você sempre descobre algo novo), que melhorou significativamente de uns tempos pra cá. Use e abuse deste link: http://groovy-lang.org/documentation.html .

E recursos futuros!

Acompanhe de perto as atividades desenvolvidas pelo Instituto Pangea. Em breve publicaremos aqui a ementa do curso que irei ministrar sobre Groovy e Grails. Tudo o que não coube na uma hora do webinar e os detalhes do que foi exposto irá ser tratado, exatamente como fizemos nesta ocasião: de uma forma direta, rápida e sem rodeios. Estarei disponível para resolver todas as suas dúvidas. Se alguma delas não consegui resolver, bem: a gente descobre junto, combinado?

Claro: e também meu segundo livro, inteiramente dedicado a Groovy e Grails que será publicado em breve pela editora Casa do Código, projeto no qual estou me dedicando a todo vapor agora!

Professor Instituto Pangea

Henrique Lobo Weissmann

Sócio fundador da itexto, atuando no projeto, desenvolvimento e evolução de sistemas nas áreas de mineração, comércio, , telecomunicações, comunicação e aeroespacial. Escritor técnico, autor do livro "Vire o Jogo com Spring Framework", publicado pela editora Casa do Código e também de diversos artigos para as revistas Java Magazine, Easy Java Magazine, WebMobile e outras. Também é atuante em comunidades de desenvolvimento, sendo o fundador do Grails Brasil, que é uma das maiores comunidades de desenvolvedores Groovy e Grails do (...)

Outros artigos de Henrique Lobo Weissmann

Comentários

Para comentar este artigo basta fazer login ou cadastrar-se gratuitamente!